Mito ou verdade?

Se cortar o cabelo na lua cheia fica mais volumoso, boné faz cabelo cair, caspa e contagiosa... Há muitos mitos no mundo da beleza, dificil saber qual é verdade. Reuni 15 deles para mostrar quais são mitos e verdade.

1 - Secador e uso de chapinha aumentam a queda?
Não, a queda de cabelo está relacionada a problemas no couro cabeludo. O que pode acontecer é a quebra do fio devido à alta temperatura dos aparelhos. Desde que você use o produto certo, para proteger os fios do calor, e não exagere na temperatura do aparelho.


2 - O uso frequente de tintura pode estragar os cabelos?
Verdade. O uso continuado de produtos químicos para o tingimento dos cabelos pode afetar a haste do fio causando a perda do brilho e da resistência.

3 - Usar boné ou chapéu faz o cabelo cair?
Mito. O uso do boné não faz cair os cabelos mas pode, em algumas pessoas que não tiram o boné da cabeça o dia inteiro, agravar condições como a dermatite seborréica, favorecendo a queda dos cabelos.

4 - Pessoas negras não precisam usar protetor solar
Mito. Apesar de a pele negra ser mais resistente – por ter uma quantidade maior de melanina – ninguém está livre do câncer de pele. Por isso o protetor deve ser usado sempre, e o fator mínimo de proteção é o 15.

5 - Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?
Mito. No entanto, em pessoas que apresentam dermatite seborréica, deve-se evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

6 - Lavar os cabelos todo dia aumenta a queda?
Não, O que acontece é que você irá ver os fios que iriam cair depois, naturalmente, na sua mão. Lavar os cabelos todos os dias não aumenta a calvície.

7 - Proteger a pele do sol no dia a dia pode retardar o surgimento das rugas?
Verdade. A principal causa do envelhecimento da pele é a sua exposição aos raios ultra-violeta do sol (fotoenvelhecimento) e o uso frequente de proteção solar retarda o envelhecimento cutâneo.

8 - A caspa é contagiosa.
Mito. A caspa não é contagiosa, é uma manifestação do couro cabeludo chamada dermatite seborreica.

9 - Prender os cabelos com muita tração e com frequência pode fazê-los cair.
Verdade. Isso se chama alopecia de tração. Pessoas que fazem isso com frequência podem perder os cabelos das bordas para sempre.

10 - Fios brancos arrancados nascem em dobro
Mito. Se fosse verdade, seria fácil combater a calvície.  É natural que os fios brancos se destaquem na cabeleira. Isso acontece porque o processo de encanecimento é causado pela perda de melanina - a substância que dá cor -, que é substituída por ar e, em seguida, por queratina, proteína que deixa fio mais grosso e, portanto, mais visível.

11 - Aparar Faz os Cabelos Crescerem Mais Rapidamente
Mito. Um dos mitos mais comuns sobre o cuidado dos cabelos é a crença persistente de que aparar os cabelos faz com cresçam mais rapidamente e se tornem mais grossos. Aparar, cortar ou raspar pode dar a impressão de que seus cabelos crescem mais rápido, mas o efeito é meramente uma ilusão. Aparar franjas, pontas duplas ou mechas pesadas normalmente faz com que os cabelos tenham um aspecto mais saudável; o que é provavelmente, o que faz as pessoas equivocadamente acreditarem que seus cabelos estão crescendo mais rápido.

12 - Cortar os cabelos na lua cheia faz com que eles cresçam mais volumosos?
Mito. A lua só influencia as marés; o cabelo, de jeito nenhum.

13 - Os cabelos se acostumam com xampús e condicionadores?
Mito. O cabelo não se acostuma com os produtos. O que pode acontecer é uma eventual necessidade de trocar os produtos por alguma intercorrência médica. Se aparecer caspa, por exemplo, é preciso adotar um xampu que combata o problema. Ao escolher um xampu ou um condicionador, é importante ter sempre três coisas em mente: ler sempre o rótulo do produto, não se deixar seduzir por estratégias de marketing e optar por produtos com ativos naturais e sem sal _ uma vez que ele desidrata o fio e o couro cabeludo, causando prurido e descamação. O ideal é consultar um tricologista para descobrir qual o xampu ideal, por meio de análises e consultas.

14 -  Estresse provoca queda de cabelos.
Verdade. O estresse provoca alterações hormonais que podem levar à queda dos fios. Muitos são os motivos que podem causar estresse, como: estresse físico – cirurgias, doenças, anemia, rápida mudança de peso – e estresse emocional – doenças mentais, morte de um membro da família.

15 - Banho quente faz mal a pele?
Verdade. A água muito quente do chuveiro não é benéfica, porque retira da pele a camada natural de proteção que esta possui, feita de água e gordura.
Os especialistas recomendam um banho com água morna, sem exagerar na temperatura e sem demorar muito para que a pele não perca suas propriedades. As pessoas com pele seca devem redobrar o cuidado com a água quente. Após o banho é natural a pele ficar mais ressecada ainda e, em alguns casos, as pessoas apresentam coceira, vermelhidão, sensação de estar pinicando, ardência ou queimação. Mas, não é ruim só para a pele seca, quem tem pele oleosa também é prejudicado com o efeito contrário. Como a oleosidade necessária é removida, o organismo trabalha de maneira mais acelerada na produção de sebo. 

11 Comentários

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as dicas, e ja estou seguindo vc. Bjos

Tati Canto disse...

Ótimas dicas, nossos cabelos agradecem...
Bjs, Tati
http://loveshoesblog.wordpress.com/
@loveshoesblog

Bruna disse...

Adorei os mitos e verdade.. Até imprimi o do cabelo branco pra mostrar para minha mãe que sempre diz que quando tiramos nascerá em dobro..rsrs.
Bjos
http://wonanchic.blogspot.com/

» Beℓeza e Estiℓo « disse...

Oi querida ameei seu blog tô te seguindo
e segue o meu tbm

Bjos
http://stilomorena.blogspot.com/

Unknown disse...

Adorei isso, tinha muita coisa aí que eu não sabia.

Beijos
Jaque
http://clubedocosmetico.blogspot.com/

Inara Merlot disse...

Adorei! super completo!!

Beijocas

La Esmaltaria. disse...

Adoreei *-*
Porque o que tem de mito da vovózinha nessa vida, pelamor viu!
Beijo flor

Unknown disse...

Daniii, eu vi um post teu falando sobre produtos da koloss.. Onde tu encontra koloss aqui em Salvador ? Beijos !

http://trendyteenager.blogspot.com/

danii makeup disse...

oi carol, fui no site da koloss e pedi algum revendedor aki de ssa. nao tenho mais o numero dele mas va no twitter da koloss ou no site e peça um revendedor de ssa. eu marquei com ele em um lugar e peguei os produtos

MusicFer disse...

Oii Danii,
Adorei o post...tem tanta coisa que a gente ve por ai e fica pensando se é mesmo verdade e é sempre bom ler posts assim pra tirar essas dúvidas!
Bjãoooooooooooooo
FER

Lih disse...

Adoreiii o post!
Super informativo ^^ tinha coisinhas aih q eu jurava de pé junto q era verdade O.o rs



ótimo findi o/
=*

Postar um comentário

volte sempree ;*

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Meu nome é Daniela, moro em Salvador-BA e criei esse blog para falar de beleza, make, fazer resenhas, procurar coisas novas.